A vida na Amazônia

Não é raro escutarmos falar a imagem que os gringos tem do Brasil. Não faz muito tempo que a imagem geral que o mundo tinha do Brasil era a de que vivíamos em meio a macacos e não tínhamos nem mesmo descarga em nossos banheiros. Isso tudo acontece porque dificilmente as pessoas vão atrás da informação e se contentam somente com aquele discurso que chega até elas.

Agora pense bem… Qual é a imagem que você tem das pessoas que vivem na Amazônia?

Se analisarmos as informações que recebemos sobre as comunidades ribeirinhas do Amazonas, veremos que temos uma imagem completa formada na nossa cabeça. Mas será que é assim mesmo? Confira neste post um pouco mais sobre como é a vida na Amazônia.

Como as pessoas vivem na Amazônia

Grande parte das vilas e vilarejos estão localizadas nas beiras dos rios e assim, o rio também o meio de transporte mais utilizado da região. É pelo rio que chegam as mercadorias que abastacem os mercados e é por ele também o acesso à capital do estado, Manaus.

Como as pessoas vivem na Amazônia.

Outra característica bastante comum desses povoados é que, como vivem à beira do rio, suas casas são construídas prevendo os aumentos e baixas de marés. Assim, o que mais se vê são as palafitas e as casas flutuantes. Todas feitas de madeiras e de construções bem simples mas que estão protegidas das cheias dos rios.

Para atendimentos médicos as pessoas contam com uma embarcação que passa uma vez por semana nas regiões. Fora isso, é necessário ir até Manaus para o atendimento.

É ali também que você pode se sentir como se tivesse voltando no tempo. As crianças não estão vidradas nos seus celulares ou tablets. Ao invés disso, brincam de bola, de pipa e de qualquer outra brincadeira que sua imaginação, ainda bastante aflorada, cria.

Não deixe de ver o vídeo abaixo para ver em imagens como é a vida na Amazônia:

Quem habita a Amazônia?

A maior forma de sustento nessas regiões é a venda de açaí e banana. Além, é claro da pesca. As populações que dependem da pesca são chamadas de populações extrativistas. Além da pesca, essas pessoas vivem da caça e da coleta de produtos da floresta. Como a floresta é o seu maior sustento eles dão muita importância e cuidam muito bem do solo que tanto os dá.

Não poderíamos esquecer dos indígenas, os primeiros habitantes desse nosso Brasil. Segundo o site http://www.amazoniabrasil.org.br, 20,5% da população indígena ocupa o território amazônico.

Independente de como essas populações tiram seu sustento, a grande verdade é que as condições de vida ainda são muito precárias nessas regiões. Que contam com ações voluntárias de ONGs para continuar sobrevivendo e mantendo uma cultura tão rica e forte que também forma o nossos país.