Serra da Canastra

5 lugares maravilhosos para ecoturismo em Minas Gerais

Para quem gosta de natureza, sem dúvida alguma o Brasil é um prato cheio. Dessa forma, todos aqueles que gostam de praticar ecoturismo, ou seja, o turismo que permite ao viajante entrar em contato com a natureza, encontram uma diversidade impressionante de lugares e de coisas para fazer envolvendo o tema em todo o Brasil.

Afinal de contas, a fauna e a flora do país ainda são consideravelmente preservadas – principalmente em comparação com outros países – e apresentam uma diversidade singular. Dessa forma, sem sair do país você consegue encontrar atividades que envolvem desde o cerrado até a floresta amazônica, com opções que agradam a todos os públicos e todos os gostos.

Dentro dessa perspectiva, um estado que conta com diversas opções de lugares maravilhosos para a prática do ecoturismo é Minas Gerais, que fica localizado na região Sudeste e é de fácil acesso para todos os brasileiros seja por meio de estradas, seja por meio de aeroportos.

E é exatamente pensando em tudo isso que reunimos aqui uma pequena lista com cinco lugares verdadeiramente maravilhosos para quem deseja praticar ecoturismo em Minas Gerais, já que o estado é dono de 7 dos 50 melhores lugares de prática de ecoturismo do Brasil inteiro.

 

Serra da Canastra

Serra da Canastra

Com um parque nacional de 71.525 hectares, a Serra da Canastra é o lugar onde está localizada a nascente do Rio São Francisco. Com paisagens variadas, trilhas, cânions, cachoeiras, e um cenário natural de tirar o fôlego, é parada obrigatória para quem gosta de ecoturismo.

 

Parque Estadual do Ibitipoca

Parque Estadual do Ibitipoca

Com 1.488 hectares e mais de 20 cavernas formadas de quartzo, o Parque Estadual do Ibitipoca é parada certa para quem gosta de ecoturismo de aventura. Com uma variedade de fauna e flora, o local está localizado em uma altitude média de 1.500 metros, o que rende cenários incomparáveis.

 

Monte Verde

Cidade de Monte Verde

Destino que atrai bastante turistas, Monte Verde também é uma ótima pedida para quem gosta de ecoturismo. Com temperaturas mais baixas que chegam a graus negativos no inverno e diversas pequenas montanhas, é uma pedida certa para quem gosta de fazer trilhas em meio à natureza e ainda aproveitar o friozinho.

 

Serra do Cipó

Cachoeira Grande Serra do Cipó

A 90 quilômetros de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é conhecida por ser uma região rica em diversos animais que estão ameaçados de extinção, sendo um espaço de grande riqueza animal e muito preservada. Com 100 mil hectares, a região é um prato cheio para quem gosta de paisagens de tirar o fôlego, cachoeiras, cânions e rios.

 

Gonçalves

De clima subtropical, a região no sul de Minas pode alcançar graus negativos no inverno, atraindo turistas que gostam do frio. Suas grandes atrações são seus altos picos, que podem chegar a até mais de 2.100 metros de altura e que conquistam pelas paisagens de tirar o fôlego. Para completar, trilhas e rios complementam a paisagem tornando a experiência inesquecível para os amantes de ecoturismo. Um passeio e tanto para fazer nas férias.