Como fazer para começar a reciclar o lixo.

Tudo sobre a coleta seletiva nas capitais

Nas últimas décadas (pelo menos 50 anos, com mais força), o mundo se desenvolveu, informatizou-se e tornou o ritmo de vida das pessoas, mais frenético. Além disso, ele também mais que dobrou sua população, chegando até os cerca de 7 bilhões de população mundial, nos dias atuais. Com isso, muitas coisas boas, tecnologias e melhorias surgiram, mas também muitos problemas vieram à tona, dentre eles e um dos mais graves, o lixo.

Lixo não é tudo igual

Entretanto, ao contrário da forma que muitas pessoas vivem e percebem o lixo, ele não é tudo uma mesma coisa, que é descartado todo junto e de uma só forma. Assim como existem muitos produtos diferentes, como comidas, bebidas, produtos de tecnologia com metal, vidro, e vários outros tipos, também há diferentes formas para coletar-se cada um desses lixos. Isso, chamamos de coleta seletiva. Ela, nada mais é do que a diferenciação na forma de que esse lixo é descartado, o destino e até mesmo a forma de reciclagem dele, para que muitas vezes volte a ter algum tipo de consumo.

O que são e como funcionam as coletas seletivas?

Dever também é do cidadão

Outro mito que precisamos urgentemente quebrar, é a de que (mesmo sabendo que muitas vezes o serviço público brasileiro realmente é precário) toda culpa é das prefeituras das cidades. Nós, cidadãos, temos o dever de sabermos separarmos nosso lixos, em pelo menos, orgânico e inorgânico. Pois, com isso já conseguiremos ajudar demais aos serviços de coleta das nossas cidades.

Cabe a nós também, fazermos uma campanha dentro dos nosso prédios, casas, trabalhos e outros espaços de convivência, para que estejam à disposição dos usuários, lixeiras variadas, prontas para receber diferentes tipos de despejos. Muitas cidades brasileiras já oferecem coletas seletivas para seus moradores, entretanto cada uma tem seus costumes e peculiaridades nos serviços. Se na sua cidade existem muitos pontos de coletas e você acha que o serviço está indo bem, continue observando e pronto para cobrar. Agora, se na sua cidade ainda há muita defasagem de coleta, você e qualquer outro cidadão tem o direito de cobrar o poder público para melhorar ou até mesmo implantar esse tipo de serviço na região.

Como fazer para começar a reciclar o lixo.

Formas de coleta

As coletas podem ser realizadas através de pontos especais de coleta seletiva, muitas vezes localizados em locais estratégicos da cidade, em praças ou perto de grandes empresas, onde existem lixeiras específicas para cada tipo de descarte. Muitas vezes, até mesmo pontos especiais para descartes de materiais diferenciados, como: pilhas, baterias e eletrônicos.

Além desses pontos, existe o trabalho de cooperativas. Elas são especializadas em coletas seletivas e realizam trabalhos de coleta e reciclagem de maneira exemplar. Pesquise mais sobre elas e procure saber onde encontrá-las, com certeza sua cidade, sua saúde e o mundo agradecerão.